Machico e as suas freguesias

 Localizado na costa leste da ilha da Madeira, a aproximadamente 22 km do Funchal, este município tem um grande significado histórico.

Foi aqui que desembarcaram Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1419, quando descobriram a Madeira.
 
Machico foi elevado a cidade a 2 de agosto de 1996 e conta com cerca de 20 mil habitantes distribuídos pelos seus 68 km2 de área.
 
Reza a lenda que, já há um século antes desta descoberta, Robert Machim e Ana d’Arfet tinham aqui encontrado refúgio. É da deturpação com o nome Machim que resulta o nome desta cidade.

São cinco as freguesias que compõem este município: Água de Pena, Caniçal, Machico, Porto da Cruz e Santo António da Serra.

Machico
A baía de Machico convida a uma caminhada envolta numa agradável paisagem de mar e terra. A leste do vale de Machico encontra-se o miradouro do Pico de Facho, a partir de onde pode contemplar a vista panorâmica desde os picos da zona central da ilha até à Ponta de São Lourenço.
 
A Praia da Banda Além, na baía de Machico, tem cerca de 125 metros de extensão e 70 metros de largura. Esta praia destaca-se por possuir areia amarela importada de Marrocos.
 
Água de Pena
A freguesia de Água de Pena pertence ao concelho de Machico e dista cerca de 20 km do Funchal.

Disposta em declive desde a serra até ao mar, esta localidade liberta-se das abas do planalto, onde os poios sustentam as culturas verdejantes, e procura serenidade nas ravinas que enlaçam o oceano.

Nesta localidade encontra-se o miradouro Francisco Álvares Nóbrega, a partir de onde se pode vislumbrar uma incrível paisagem sobre o vale e baía de Machico, o Caniçal e a Ponta de São Lourenço.

Nesta freguesia situa-se o Parque Desportivo de Água de Pena, uma construção que teve como principal objetivo a criação de uma ampla zona lúdico-desportiva destinada essencialmente ao desporto, mas também com uma vertente mais pluridisciplinar ligada ao lazer e para todas as idades. Este parque está aberto ao público e expande-se sob a plataforma do aeroporto da Madeira. Aqui existe mais de uma dezena de campos polivalentes, onde se inclui um campo de areia para o futebol e voleibol de praia.
Caniçal
Diz-se que a origem do topónimo deve-se à existência de uma planta, cujo nome é caniço ou carriço. Situado na zona mais larga de uma península do extremo leste da ilha da Madeira, entre Machico e a Ponta de São Lourenço, o Caniçal foi elevado à categoria de vila em 1994.

É a freguesia da Madeira com maior linha de costa, com inúmeras arribas e rochedos que dão para o mar, bem como muitos calhaus, tanto na costa norte como na costa sul. Aqui encontra-se a única praia de areia dourada natural da ilha da Madeira e a Zona Franca da Madeira.

O Museu da Baleia da Madeira encontra-se localizado na vila do Caniçal e é um testemunho de toda a história da caça à baleia na Madeira e das atividades a ela associadas. Este museu tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, estudos dos cetáceos no arquipélago da Madeira. Poderá obter mais informações acerca dos projetos em que o museu está envolvido em "Projetos Científicos".

No extremo este do Caniçal situa-se a Ponta de São Lourenço, que é caraterizada por diversas formações rochosas, com tonalidades que vão desde o vermelho ao preto, e pequenos ilhéus. As caminhadas na Ponta de São Lourenço proporcionam uma vista deslumbrante, a apartir dos seus miradouros ( Ponta do Rosto, baía d´Abra e Cais do Sardinha) , tanto das costas norte e sul da ilha, e também das ilhas Desertas e Porto Santo.
Porto da Cruz
A freguesia do Porto da Cruz situa-se a 36 km do Funchal, em plena costa norte da ilha. O Porto da Cruz é uma freguesia desde 1677 e em 1996 foi elevado à categoria de vila.

As montanhas que envolvem a localidade moldam um anfiteatro virado para o mar. Do ponto de vista geológico, o Porto da Cruz é uma verdadeira exposição de esplêndidas formações como as consecutivas camadas de cinzas vulcânicas ou as formações basálticas. Ligado desde  muito cedo à exploração da terra, o Porto da Cruz tem uma paisagem altamente rural e agrícola. Os engenhos que por ali se encontram testemunham ainda hoje o vigor que o açúcar acrescentou à economia local.

No Porto da Cruz podemos encontrar a Penha d’Águia, um imponente e emblemático rochedo à beira-mar com a forma de uma pirâmide truncada, com 590 m de altura. Poderá subir a este rochedo através de uma vereda no sítio da Cruz e apreciar a fantástica paisagem que este local proporciona.

A Praia da Alagoa do Porto da Cruz é provavelmente a melhor praia de areia do norte. Este complexo tem uma praia de areia preta maravilhosa para banhos, um solário novo com bons acessos ao mar, vigilância durante o verão, balneários, parque infantil, snack bares e restaurantes. Esta praia é também muito popular entre os surfistas.
 
Santo António da Serra
A freguesia de Santo António da Serra tem cerca de 1.000 habitantes e desenvolve-se por uma área muito pitoresca de 1.477 hectares. É a única freguesia da Madeira que se apresenta dividida em duas, sendo que uma parte pertence ao concelho de Santa Cruz e a outra ao de Machico.
 
O nome da freguesia sucede do orago consagrado a Santo António, porém é tradicionalmente conhecida por “Santo da Serra”. A sua popularidade deve-se sobretudo ao ambiente natural de inspiração romântica, proporcionado pela luxuriante vegetação, pelas belas vilas e quintas e pelo clima ameno que se faz sentir na época estival, atraindo deste modo muitos visitantes.
 
Aqui pode encontrar restaurantes de grande qualidade, unidades hoteleiras tradicionais e casas de turismo no espaço rural.
 
Nesta freguesia situa-se o Club de Golf Santo da Serra, que é considerado um dos mais espetaculares campos de golfe na Europa, com vistas inacreditáveis para as montanhas e mar. Construído em 1937, o Santo da Serra Golf foi redesenhado por Robert Trent Jones em 1991 e encontra-se a uma curta distância do Funchal e a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional do Madeira. Este campo de golf dispõe de 27 buracos disponíveis para jogar, todos caraterizados por generosos "fairways" e "greens" e uma escolha de posições dos "tees", que favorece todas as habilidades.



Fonte: https://www.visitmadeira.com/pt-pt/a-madeira/localidades/machico

Comentários