O Aeroporto Internacional da #Madeira Cristiano Ronaldo (IATA: FNC, ICAO: LPMA), igualmente conhecido como Aeroporto Cristiano Ronaldo, Aeroporto Internacional da Madeira ou Aeroporto da Madeira e ainda popularmente chamado de Aeroporto de Santa Catarina, é um aeroporto internacional português localizado no concelho de Santa Cruz, na ilha da Madeira. É o quarto aeroporto mais movimentando de Portugal[1] tendo processado mais de 3 milhões de passageiros em 2017[2] e o mais movimentando da Região Autónoma da Madeira. O tráfego aéreo do aeroporto é deveras nórdico, centro-europeu, além do trânsito doméstico e do proveniente das Ilhas Britânicas.
O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo foi inaugurado a 7 de julho de 1964 com uma pista de 1 600 metros de extensão. O arquipélago da Madeira ganhou assim novas ligações ao continente português, já que até então as viagens se faziam de barco. A primeira aterragem de um avião na ilha da Madeira ocorreu em 1957, numa pista experimental em Santa Catarina.
Em 1972, dada a incapacidade da pequena pista em receber aviões capazes de dar vazão ao fluxo de turistas que procuravam a ilha da Madeira, começou a ser pensada uma ampliação para que fosse possível reconhecer voos intercontinentais. Um projeto do engenheiro Edgar Cardoso foi então apresentado e, no ano seguinte, foi inaugurado um novo terminal, capaz de receber 500 mil passageiros por ano.
Entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1 800 metros, assim como se procedeu à ampliação da plataforma de estacionamento de aviões. A extensão foi inaugurada a 1 de Fevereiro de 1986, pelo então presidente da República António Ramalho Eanes.
Entretanto, o engenheiro António Segadães Tavares adaptou os estudos de Edgar Cardoso e planejou uma nova ampliação da pista. Assim, a 15 de Setembro de 2000 teve lugar a inauguração da extensão da pista para 2 781 metros. Esta é construída parcialmente em laje sobre o mar, ficando assente em 180 pilares.
Este encontra-se qualificado para receber aviões de grande dimensão como o Airbus 340 ou Boeing 747, o qual esteve presente na inauguração da pista a 15 de Setembro de 2000, assim como quase qualquer tipo de aviação civil, ou militar, sendo a principal porta de entrada de turistas na Região, assim como de correio postal, carga e outros serviços essenciais. É um aeroporto internacional que também serve voos domésticos.
Em 2014, o Aeroporto da Madeira registou 2 459 793 passageiros comerciais, um recorde absoluto para este aeroporto. Foi o maior número desde o anterior recorde que era de 2 446 924 passageiros em 2008. Este resultado ocorre no final do primeiro exercício completo após a privatização e aquisição da ANA Aeroportos pela Vinci.
No dia 29 de março de 2017, o aeroporto deixa de se chamar Aeroporto Internacional da Madeira para Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, apesar de alguma discórdia por parte da população.
Engenharia
A sua pista 05/23 é considerada uma das mais difíceis e perigosas aproximações e aterragens do mundo, devido à alta turbulência sentida quando o vento é superior a 15 nós, sendo geralmente de direção 300 e 020. Na aproximação à pista, ventos descendentes e ascendentes (quando muito próximo da pista) e durante a aterragem é frequente, grande turbulência assim com rajadas de vento laterais. Outra dificuldade sentida pelos pilotos, é o uplift (força ascendente) quando a aeronave sobrevoa a pista, dando uma sensação que o avião "não quer" aterrar. Devido às dificuldades técnicas apresentadas aos pilotos, é necessário uma licença especial para operações neste aeroporto e apenas pilotos com experiência em operações diurnas poderão realizar operações noturnas.
A obra de extensão do Aeroporto da Madeira, realizada na primeira fase pelo Consórcio "ZED - Sociedade Construtora das Obras de Ampliação do Aeroporto do Funchal L.da": EMPEC e ZAGOPE (Portugal), Dragados (Espanha), Dragage et Travaux Public (França), e Conrad Zschokke (Suíça) teve projeto do Prof. Edgar Cardoso (Estruturas) e da brasileira Hidrosevice de S.Paulo (Terraplanagens) e ampliou a pista inicialmente de 1600 metros para 1850 (50 na cabeceira da antiga pista 06 e 200 na pista 24) nesta última, já em parte, com utilização da tecnologia da "Viga de Lançamento" e com pilares de 60 metros de altura (sobre o mar). Tudo isto por imperativos de homologação internacional. A segunda fase da obra, com o atravessamento completo da baía da Ribeira de Pena, é uma obra "dantesca" cuja mais-valia técnica em face dos valores despendidos ainda merece contestação por parte de alguns muitos setores.
É uma obra reconhecida mundialmente como uma das mais difíceis de realizar devido à tipologia de terrenos e a orografia. Em 2004, Dr. Manabu Ito, presidente da Associação Internacional de Pontes e Engenharia Estrutural (IABSE), apresentou em Xangai, China, o prémio de 2004 IABSE Outstanding Structure Award que só é atribuído a grandes obras de engenharia reconhecidas mundialmente. Assim António Segadães Tavares foi o primeiro português a ganhar o que seria o equivalente ao "Nobel" da Engenharia, com a ampliação do aeroporto da Madeira.
Único aeroporto, dos 5 principais aeroportos nacionais (Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada e Funchal), que se encontra em operação sem servidão aeronáutica constituída.
Rotas operadas
Companhia Aérea Destino
Aigle Azur Paris–Orly
ASL Airlines France Montpellier, Paris–Charles de Gaulle
ASL Airlines Ireland Charter sazonal: Dublin
Austrian Airlines Sazonal: Viena
Azores Airlines Gran Canária, Ponta Delgada
Sazonal: Faro Charter sazonal: Boston
Binter Canarias Porto Santo
Sazonal: Gran Canária, Tenerife–Norte
British Airways Londres–Gatwick
Brussels Airlines Bruxelas-Zaventem[9]
Condor Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Leipzig/Halle, Munique, Estugarda
Corendon Airlines Sazonal: Amesterdão
easyJet Bristol, Edimburgo, Lisboa, Londres–Gatwick, Manchester, Porto
easyJet Switzerland Basileia/Mulhouse
Edelweiss Air Zurique
Enter Air Sazonal: Gdańsk, Wrocław, Paris–Charles de #Gaulle, Poznań
Finnair Helsínquia
#Germania Bremen, Dresden, Erfurt/Weimar, Friedrichshafen, Hamburgo, Nuremberga, Münster/Osnabrück
#Iberia Sazonal: Madrid
Iberia
operado por Air Nostrum
Sazonal: Bilbau, Madrid
#Jet2.com East Midlands, #Glasgow, Leeds/Bradford, #Manchester, Newcastle upon Tyne
#Jetairfly Bruxelas
#Lufthansa Frankfurt
#Luxair Luxemburgo
NIKI Berlim–Tegel, Düsseldorf, #Munique, Zurique
Neos Milão–Malpensa
Norwegian Air Shuttle Sazonal: #Copenhaga, Oslo–Gardermoen, Londres–Gatwick
#Primera Air Charter: #Gotemburgo, Oulu
#Scandinavian Airlines Charter: Estocolmo–Arlanda
Small Planet Airlines Sazonal: #Vilnius
SmartWings operado por Travel Service Airlines
Sazonal: #Praga
#TAP Portugal #Lisboa, #Porto
Thomas Cook Airlines Manchester
Sazonal: Glasgow, Londres–Gatwick, Porto Santo
Thomas Cook Airlines Belgium Bruxelas
Thomas Cook Airlines Scandinavia Sazonal: Copenhaga, Helsínquia
Thomson Airways Birmingham, Exeter, Glasgow, Londres–Gatwick, Manchester
Sazonal: Bournemouth, Londres–Luton, Nottingham/East Midlands
#Transavia Amesterdão
Transavia France Lyon, Porto
Sazonal: Paris–Orly, Nantes
Travel Service Airlines Charter: Praga, Estrasburgo
Travel Service Polska Charter: Katowice, Varsóvia–Chopin, Wrocław
TUI Airlines Netherlands Sazonal: Amesterdão
#TUIfly Sazonal: Basel/Mulhouse, Colônia-Bonn, Frankfurt, Hanôver, Munique, Estugarda
Ukraine International Airlines Charter: Kiev–Boryspil
Volotea Charter: Nantes, Beauvais, Clermont–Ferrand, Dijon, Perpignan, Marselha, Saint–Etienne
#Vueling Sazonal: Barcelona
White Airways Charter: Lyon, Nantes, Paris–Charles Gaulle, São Vicente
Texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_da_Madeira
Comentários
Enviar um comentário