Fotos: Raul Alves
Em #julho de 1419 João Gonçalves #Zarco e Tristão "das #ilhas" desembarcaram na formosa praia de Machico e o início à #gloriosa epopeia dos #descobrimentos #portugueses, acontecia.
Em #Machico, foi celebrado por padres franciscanos a primeira missa na #Madeira, no dia da visita de Santa Isabel, como forma de agradecimento da descoberta.
A origem do nome de Machico é alvo de muito debate havendo mesmo várias teorias acerca da sua classificação. Contudo, a mais popular é a versão romântica referente à #lenda de Robert Machim e Ana d’Arfet, amantes e #apaixonados que naufragaram em Machico.
A 8 de maio de 1440 o infante D. Henrique doa a Tristão Vaz e seus descendentes, a #Capitania de Machico (que se estendia desde a #Ponta da #Oliveira, no #Caniço, até à Ponta de S. Lourenço e desta até à Ponta do Tristão, no Porto Moniz).
Ainda no século XV, aproveitando a abundante água e o excelente clima, por toda a capitania, desenvolve-se a produção de cana-de-açúcar, aparecendo os primeiros engenhos que transformam esta cana em pães de açúcar que são exportados para toda a Europa.
Em 1494 a capitania fornecia um quinto da produção regional que, segundo o cónego da Sé Jerónimo Dias Leite, foi em Machico que se ensaiou o fabrico de açúcar. "(...) o primeiro açúcar que se vendeu nesta ilha da Madeira foi na vila de Machico donde se começou a fazer e recolheram treze arrobas dele que se vendeu cada arroba a cinco cruzados (...)".
Machico cresce economicamente graças ao lucrativo comércio. Algumas famílias tornam-se socialmente poderosas, entre as quais, a #família dos Capitães-Donatários. E é esta importante família que vai erigir a #Igreja #Matriz de Machico, em finais do #século XV, tendo como orago a Nossa #Senhora da Conceição.
Machico torna-se, assim, a primeira sede de capitania do #arquipélago da Madeira.
Texto: https://www.visitmachico.com/pt/sobre-machico/factos-e-historia/historia-de-machico
Comentários
Enviar um comentário